domingo, 24 de abril de 2016

O que é Gravame?

 veículo com gravame? Dicas.

Na hora da compra, além das investigações visuais de praxe, é importante a verificação da documentação do veículo. Se no título de propriedade do automóvel você se deparar com a expressão “sem reserva”, significa que não existem restrições para transferir a propriedade do bem. Mas se contiver “alienação fiduciária”, isso quer dizer que existe impedimento à venda e, mesmo que ocorra o pagamento, o bem não poderá ser transferido para seu nome.
Então, o que fazer? Depende da situação. Há vezes em que a expressão “alienação fiduciária” aparece como gravame, mas apenas porque a baixa ainda não foi processada pelo sistema de dados do órgão de trânsito. Essas informações devem ser minuciosamente checadas com o motorista que tem a posse do veículo e com a instituição financeira. A maneira mais segura de realizar essa compra é pegando uma autorização por escrito da instituição que financiou o carro, com a liberação do bem para venda. Somente neste caso você deve comprar, livre de dor de cabeça para, em seguida, transferir o carro para seu nome. Com a quitação, a financeira tem cinco dias para dar baixa no gravame.
O motorista devedor pode, ainda, transferir a dívida para seu nome, em um acordo conjunto com a sua participação e a ciência do banco. Essa é uma situação que precisa ser avaliada com cuidado. Faça cálculos precisos e, de preferência, com o auxílio de um advogado. Se o veículo ainda não foi quitado e as formas de pagamento não são interessantes para você, o melhor a se fazer é procurar outro carro para adquirir.
Gostou das dicas? Deixe aqui seus comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário